domingo, 26 de julho de 2009

Osteoporose

O S T E O P O R O S E

· Osteoporose é um enfraquecimento dos ossos que vai agravando-se a partir dos 35 anos e acentua-se durante os dez primeiros anos após a menopausa.
· Outros fatores também colaboram para o aparecimento da osteoporose: o uso de drogas (cortisona, anticoagulantes etc.), fumo, longos períodos de imobilização e distúrbios hormonais.
Quais as conseqüências deste enfraquecimento?
· Ele pode levar a fratura, até mesmo mortais ou que causam a invalidez. Essas fraturas podem ocorrer com grandes ou pequenos esforços. As mais freqüentes são as de vértebras, que provocam deformidade na coluna vertebral e perda de estatura. Saiba que 20% a 25% dos pacientes com esse tipo de fratura falecem nos seis primeiros meses.
Como prevenir
· Adotar uma alimentação rica em cálcio
· Tomar sol corretamente
· Exercitar-se moderadamente
· No início da menopausa, procurar seu médico para que ele possa examiná-la e medicá-la, se necessário.
· Evite cigarro e álcool
· Não beba café em excesso.
Como evitar fraturas
· Procure guardar os objetos de casa na altura dos ombros
· Seja cuidadosa, evitando tropeçar ou cair.
· Procure usarem calçados baixos a maior parte do tempo
· Use uma bengala se achar que se equilíbrio está ruim
· Cozinhas e banheiros com piso antiderrapante
· Escadas devem possuir corrimão
· Cuidado com medicamentos que possam causar tontura
· Caso use óculos, verifique se a graduação está correta.
· Não carregue peso
· Não calçar sapatos, vestir meias ou calças, que dobre muito o tronco.
· Não incline muito o tronco para pegar objetos no chão
Exercício e Osteoporose
Qual é o papel que os ossos saudáveis desempenham na saúde e na mortalidade humana? Considere os seguintes dados: de acordo com pesquisadores da Mayo Clinic, a perda de massa óssea com o passar dos anos – ou osteoporose – mata mais mulheres norte-americanas do que o câncer de mama. A National Osteoporosis Foundation relata que a osteoporose causa, nos Estados Unidos, 1,5 milhões de fraturas ósseas anualmente em homens e mulheres com mais de 50 anos.
Ambos, homens e mulheres, sofrem de osteopenia – perda de minerais nos ossos, como resultado do processo de envelhecimento. O osso é um sistema de tecidos ativos e vivos, que se adaptam constantemente às mudanças hormonais, nutrição e estresse físico. A absorção de cálcio pelos ossos tende a diminuir com o passar dos anos, e o resultado é a diminuição da densidade óssea.
Várias pesquisas científicas apontam para os exercícios resistidos e contínuos como um importante fator preventivo deste mal, podendo minimizar ou retardar o processo de osteopenia. Por outro lado, aumentando a massa muscular e o equilíbrio, o exercício também diminui a possibilidade de quedas e conseqüentes fraturas.
Assim, a atividade física é considerada, nos dias atuais, um recurso importantíssimo no combate e prevenção da osteoporose. Algumas dicas:
Exercícios com carga (musculação, por exemplo) são bastante indicados;
Atividades ao ar livre (como uma caminhada) também oferecem vantagens, já que a vitamina D proveniente do sol (antes das 10 horas e após as 16 horas) auxilia a fixação do cálcio pelos ossos.
No período pós-menopausa é importante fazer reposição hormonal, prescrita por um endocrinologista.


FONTES PESQUISADAS

PY2GEA
Grêmio de Radioamadores da rodada encontro de Amigos.
UNIMED
INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário