domingo, 26 de julho de 2009

Aumente a ingestão de fibras

Mesmo quando você segue uma dieta rica em líquido e pobre em proteínas, os alimentos com alto teor de fibras podem ajudar a evitar o aparecimento de cálculos renais. As fibras reduzem a concentração dos estimuladores dos cálculos (como o cálcio) na urina.
Num estudo realizado na Clínica de Cálculos Renais, 21 pacientes propensos à formação de cálculos alimentaram-se diariamente com bolinhos e biscoitos de farelo de milho ou trigo. Aumentaram, assim, sua ingestão de fibras de 6 para 18 gramas por dia. O nível de cálcio na urina dessas pessoas caiu sensivelmente.
Um dos medos em relação a dietas com alto teor de fibras é que esses alimentos contêm oxalato, outro agente estimulador dos cálculos. Mas, segundo descobertas de pesquisadores japoneses, os farelos de arroz e de milho contêm apenas metade do oxalato presente no farelo de trigo e também evitam o aparecimento dos cálculos renais.
Em testes, 182 indivíduos propensos à formação de cálculos consumiram dez gramas de farelo de arroz duas vezes por dia, durante uma média de 5 anos. Essas pessoas exibiram uma diminuição de aproximadamente seis vezes na ocorrência de cálculos renais. Um total de 61% não desenvolveram novos cálculos no período. O maior benefício foi observado nas pessoas propensas à formação de cálculos com freqüência.
O consumo abusivo desse tipo de alimento representa um perigo potencial: o excesso de fibras pode bloquear a absorção de cálcio, resultando num equilíbrio de cálcio muito baixo.
Até hoje, porém, não foram registrados problemas do gênero.
FONTES PESQUISADAS
PY2GEA
Grêmio de Radioamadores da rodada encontro de Amigos.
UNIMED
INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário