segunda-feira, 27 de julho de 2009

BÊT MIDRÁSH - UMA CASA DE ESTUDO



É um lugar onde os irmãos podem se sentir unidos e ligados pela mesma fé e pelo mesmo destino. Não é somente um retiro espiritual para desabafar o coração perante Deus, mas também um refúgio para procurar conforto e consolo em momentos de tormento físico e psíquico.

Embora a casa de estudo seja um lugar, para consolo físico e psíquico, também pode e deve ser um instrumento de educação religiosa e espiritual para seus membros, desde os mais jovens até os mais idosos, para então aprender o real significado e importância da fé em Deus.

As Midrashs, influenciaram a vida de grandes homens de Deus, tais como o rei Davi e Jesus Cristo.
E como as Midràsh influenciaram a vida de Davi? A resposta vem com a seguinte pergunta: Davi foi ungido Rei de Israel antes ou depois da adolescência? A resposta correta É... antes. Davi foi ungido Rei na pré-adolescência.
Na fase seguinte - A adolescência, ele demonstrou como as MidràshS fortaleceram sua fé e seu caráter espiritual, pois foi nestafase que Davi lutou contra o gigante Golias e declarou diante de todos que Ele estava confiante no poder do Eterno.

Em meio a tais explicações é necessário dizer que de acordo com a lei judaica, E segundo o evangelho de são Lucas (2:42 ), quando uma criança atinge sua maturidade (Ou seja aos 12 anos de idade), Esta Torna-se responsável por todos oS seus atos. Neste momento, diz-se que tanto o menino quanto a menina passam a ser Bar Mitzvá ("filho do mandamento"), tornando-se um membro maduro na comunidade judaica.

Ao completar 13 anos, o jovem judeu é chamado pela primeira vez para a leitura da Torah (Também conhecido pelos cristãos, como Pentateuco ). A partir de então este jovem pode integrar o miniam (quórum mínimo de 10 homens adultos para realização de certas cerimônias judaicas).
Ou seja, antes de completar 12 anos, são os pais os responsáveis pelos atos dos filhos. Contudo, depois desta idade, os rapazes e moças além de poder participar de todas as áreas da vida em comunidade, também assumem sua responsabilidade na lei ritual judaica, tradição e ética.

Importante destacar que o Bar Mitzváh não é só uma comemoração comum de aniversário, POIS normalmente o menino também passa por uma bonita cerimônia de “mazal-tov” que seria como uma "boa sorte” ou "parabéns” (dependendo da situação). O Mazan-tov é feito com o (a) menino (a) sobre uma cadeira e ele (a) é levantado varias vezes, e assim fazem com toda a família do Barmitzvano.

Por fim, quando o Senhor Jesus estava no templo, Lucas 2:42 aos 12 anos de idade , ele discorreu com eloqüência e convicção sobre aspectos da lei Judaica, dando um significado ao Templo {Midràsh} que jamais fora dado por alguém. O jovem Jesus chamou-o de “casa do meu Pai”, e não um simples lugar de adoração. E Com sua grandiosa sabedoria e poder de oratória, Jesus encantava seus amigos e fascinava seus inimigos.

Nossa casa busca ter como base os TRÊS MOTIVOS que DEVEM orientar toda e qualquer CASA DE DEUS, que são:

1) O MOTIVO RELIGIOSO (Isaías 26:3):

O laço de união entre o homem e Deus, simbolizado pelo pastor e o rebanho. O cristão AO entrar na casa de estudo para orar a Deus, não DEVE se sentir como uma ovelha perdida, mas sim, como um ser vivo protegido por um fiel e carinhoso pastor.


2) O MOTIVO EDUCATIVO (Colossenses 1:9‑11):

Divulgar a sabedoria de Deus, revelada em Jesus.
A sabedoria de Deus É a arte de ser bem sucedido.
A sabedoria é essencial, não somente para os líderes e sim para todos no corpo de Cristo.
A sabedoria é cumprir o propósito de Deus (Colossenses 1:28 ‑ Efésios 3: 10).

3) O MOTIVO NACIONAL:

A marca mais significativa da imagem e semelhança de Deus colocada no ser humano é, sem dúvida, a capacidade de gerar novas vidas por meio de relações sexuais para formar familia. Essa capacidade se realiza através da união de sementes Serminativas chamadas de óvulo (mãe) e espermatozóide (pai), fato prescrito por Deus para acontecer durante a relação sexual autorizada pelo matrimônio legalizado. Quer dizer, essa importante união sexual foi cuidadosamente planejada por Deus, ao criar aparelhos reprodutores (Gônadas) com alto poder e teor de resolução. Ele também determinou leis vitais, morais e espirituais para que esta relação esteja protegida pelo casamento legal e objetivada pela família. As sementes germinativas do pai e da mãe contêm, nos seus genes, o código DNA, que é responsável pelas características herdadas biogeneticamente, inclusive maldições hereditárias e espíritos de enfermidades familiares. Quando o óvulo e o espermatozóide se interpenetram, transformam‑se em ovo (zigoto), e contêm uma nova vida humana completa com corpo, mente e espírito. Cremos que Jesus, Médico dos Médicos, tem poder para realizar curas preventivas, usando, para isso, a fé (que opera por amor) de pessoas salvas e ungidas por Ele, para realizar esse ministério (Gálatas 5.6).











Nenhum comentário:

Postar um comentário