domingo, 26 de julho de 2009

Há relação entre quimioterapia e anemia?

Nos últimos tempos, a discussão em torno da personagem Camila, da novela Laços de Família, e o falecimento do governador de São Paulo, Mário Covas, chamaram a atenção da população para o tratamento do câncer. Uma das formas de tratamento é a quimioterapia.

Hoje falaremos sobre ela e sua relação com a anemia.
Vamos entender o que é a quimioterapia. Em situação normal, as células humanas crescem seguindo uma orientação precisa e previsível. No câncer, porém, as células crescem de forma desordenada. A quimioterapia é um tratamento para o câncer que utiliza medicamentos com o objetivo de interferir nos processos de divisão e crescimento celular, de forma a destruir as células que estão se dividindo desordenadamente.

E qual a relação entre a anemia e a quimioterapia?
Cerca de 60% dos pacientes com câncer que se submetem ao tratamento quimioterápico apresentam anemia. Isso acontece porque, durante o tratamento, não só as células cancerígenas são destruídas, mas também as células normais. Além disso, as drogas utilizadas reduzem a capacidade da medula óssea de produzir novas células sangüíneas. Com a diminuição da quantidade destas células, cai o número de glóbulos vermelhos, o que causa a anemia. Os glóbulos vermelhos são responsáveis pelo transporte de oxigênio – o combustível que fornece energia para os músculos e para as atividades metabólicas do organismo – para todas as partes do corpo. Com o nível de glóbulos vermelhos baixo, o sangue transporta menos oxigênio, em quantidade insuficiente para os órgãos. Assim, uma pessoa com anemia pode se sentir fraca, cansada, indisposta, com frio e tonturas, por exemplo.

O que é possível fazer para diminuir os efeitos da anemia?
Há algumas medidas que podem diminuir ou prevenir os sintomas da anemia: Alimente-se com uma dieta rica em ferro: carne vermelha, fígado, feijão, lentilha, espinafre, couve, beterraba etc.; Se estiver sentindo tontura, evite movimentos bruscos, principalmente ao se levantar da cama ou da cadeira. Repouse bastante, procurando conservar suas energias. Além dessas medidas, pode ser necessário um tratamento com medicamentos que estimulem a produção de glóbulos vermelhos e diminuam os sintomas. A melhora da anemia nos pacientes com câncer tem um impacto significativo na sua qualidade de vida. Converse com o seu médico para maiores informações.
Fontes Pesquisadas:
PY2GEA
Grêmio de Radioamadores da rodada encontro de Amigos.
Unimed
Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário