domingo, 26 de julho de 2009

Dicas para você cuidar do seu bebê

Para cuidar bem do seu bebê você só vai precisar seguir seu instinto materno e ter informações confiáveis.

1) aleitamento materno
2) como dar banho no bebê
3) leite materno como hidratante para os mamilos
4) os cuidados com o umbiguinho
5) como livrar o bebê das cólicas
6) teste do pezinho



Nestes 4 passo a passo cada um desses importantes cuidados do dia-a-dia, que garantem a seu bebê conforto, saúde e bem-estar.


E não se esqueça! Toque, converse, brinque e dê muito carinho a seu bebê nesses momentos. Além de cuidar, você estará estimulando o desenvolvimento físico e emocional de seu filho.

ALEITAMENTO MATERNO


O leite humano é muito diferente do leite adaptado (leite em pó).



O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebê necessita para ser saudável.


Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar,
tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebê de certas doenças e infecções.



O aleitamento materno protege as crianças de:

  • Otites
  • Alergias
  • Vômitos
  • Diarréia
  • Pneumonias
  • Bronquiolites
  • Meningites





Outras vantagens do leite materno para o bebê:

  • Melhora o desenvolvimento mental do bebê;
  • É mais facilmente digerido;
  • Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce, entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afetivo.


Atualmente, sabe-se que um vínculo afetivo sólido facilita o desenvolvimento da criança
e o seu relacionamento com as outras pessoas; lembre se que o bebê não só alimenta do leite da mãe nas também dos seus sentimentos, e dos ecos do coração da mãe. O ato de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.




Amamentar tem vantagens também para a mãe:

  • A mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa;
  • Amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar;
  • Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente;
  • A perda de sangue depois do parto acaba mais cedo;
  • A amamentação protege do cancro da mama que surge antes da menopausa;
  • A amamentação protege do cancro do ovário;
  • A amamentação protege da osteoporose;
  • A amamentação exclusiva protege da anemia (deficiência de ferro). As mulheres que amamentam demoram mais tempo para ter menstruações, por isso as suas reservas de ferro não diminuem com a hemorragia mensal;
  • Amamentar é muito prático! Não é necessário esterilizar e preparar biberões.
  • Não é necessário levantar-se de noite para preparar o biberão.

O leite adaptado (leite em pó) é muito diferente do leite materno e a sua utilização tem riscos para o bebê:

  • Os leites artificiais usados habitualmente são feitos a partir de leite de vaca. Por essa razão, o uso de leite artificial aumenta o risco de alergia ao leite de vaca.
  • As crianças que são alimentadas com leite artificial têm maior risco de vir a sofrer de otites, amigdalites, bronquiolites, pneumonias, diarréias, infecções urinárias e sépsis.
  • As crianças alimentadas com leite em pó, além de terem maior risco de sofrer as infecções referidas, as infecções de que sofrem surgem com maior gravidade, porque o seu sistema imunitário não recebe a ajuda dos anticorpos, glóbulos brancos e outros fatores imunológicos presentes no leite materno.
  • As crianças alimentadas com leite artificial têm maiores risco de desenvolver linfomas.
  • As crianças que são alimentadas com leite em pó têm maiores risco de vir a sofrer de Diabetes tipo I (insulino-dependente).
  • As crianças que são alimentadas com leite artificial têm maiores risco de sofrer obesidade na vida adulta.
  • As crianças alimentadas com leite em pó têm maiores risco de desenvolver eczema, asma e outras manifestações de doença alérgica.
  • A UNICEF calcula que um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta de aleitamento materno. E não se pense que é só nos países do terceiro mundo. Mesmo nos países industrializados muitas mortes se poderiam evitar com o aleitamento materno.


Leite materno como hidratante para os mamilos



Você sabia que lavar os mamilos com sabonete pode ressecá-los ainda mais, provocando mais rachaduras?



Substitua o sabonete pela água que não causa nenhum problema, ou lave os mamilos com o próprio leite que vai agir como cicatrizante e hidratante da pele.


Outra dica importante é durante toda a gestação, expor os seios ao sol (entre 7 e 10 da manhã e após as 16 horas) por pelo 15 minutos ao dia. Isso tornará a pela do local mais forte e resistente aos micro ferimentos causados pela sucção do bebê no ato da amamentação.



APRENDA A DAR BANHO NO BEBE



À hora do banho costuma assustar muitas mamães ainda inseguras com seu recém-nascido nos braços.

Mas passadas as primeiras vezes em que o bebê chora, estranhando o procedimento, ele logo se sentirá confortável na banheirinha. Daí para frente, tudo será tranqüilo.

1 Retire toda a roupa de seu bebê e faça a limpeza do bumbum como numa troca de fralda normal, assim, ele já vai limpinho para dentro da banheira, sem risco de contaminar a água.

2. Em seguida, enrole seu filho com a toalha que ira secá-lo depois do banho, para que ele não sinta frio enquanto você lava o seu rostinho e sua cabecinha.

3. Cheque a temperatura da água com o cotovelo ou com um termômetro comum.

4. Segure a cabeça do bebê com a mão espalmada, fechando os ouvidos com o dedo médio e polegar, para evitar que entre água.

5. Comece lavando o rosto com a mão molhada, sem sabonete. Aplique uma pequena quantidade de sabonete líquido diretamente na cabeça, e, após lavá-la, enxágüe bem com água.



O banho deve ser rápido porque o bebê já vai limpo para a banheira, após a troca de fralda.

6 e 7: enxágüe o rosto e a cabeça, retire a toalha e coloque-o na banheira. Com a mão espalmada na cabeça e o bumbum do neném encaixado na banheira, lave o corpo, ensaboando suavemente, sem espuma.

8 e 9: para virá-lo, coloque a mão que estiver dando o banho (direita) espalmada no tórax e vire-o de bruços. Com a mão esquerda, segure ao redor do braço direito do bebê, e lave as costas e o bumbum.

10 e 11: retire-o da banheira e enxugue o bebê: atenção aos dedos das mãos e pés e dobrinhas (pescoço, axila e virilha). Com a ponta da toalha-fralda seque bem o umbigo. Faça o curativo do coto umbilical.

12 e 13: para prevenir assaduras no bebê, aplique uma fina camada do creme contra assaduras no bumbum. Agora, é hora de colocar uma fralda limpa antes de começar a vestir o bebê.

14 e 15: penteie o bebê. Em caso de secreção nos a higiene com algodão embebido em solução fisiológico ou água morna, sempre do canto externo para o canto interno. Use um algodão para cada olho.



É PRECISO TER MUITO CUIDADO COM O OUVIDO

16. Limpe cuidadosamente com um dos lados do cotonete seco todas as dobrinhas do ouvido, nunca introduzindo no conduto auditivo. Com o outro lado do cotonete, segue atrás da orelha.

17. Se houver secreção no nariz gire o cotonete por fora da narina para que seja retirada sem ocasionar traumas.

18. Delicadamente, segure cada dedo do bebê para cortar as unhas.

Você vai precisar de:

  • Sabonete líquido ou em barra.
  • Toalha-fralda.
  • Fralda descartável.
  • Cotonete e algodão
  • Tesourinha de unha.
  • Creme contra assadura.


Importante

  • Os materiais necessários para o banho devem fica próximos. Se esquecer algo, leve o bebê junto para pegar, jamais o deixe sozinho no trocador.
  • Retire relógio, anéis e pulseiras para não machucar o bebê.
  • Use água do chuveiro para o banho do bebê.
  • Não adicione nenhum produto á água, como álcool ou água de colônia.
  • Coloque na banheira água em quantidade suficiente para cobrir o corpo do bebê, o que o fará lembrar do útero materno e segurança. Se o bebê estiver muito agitado, além do banho diário para sua higiene, faça outro banho relaxante com sabonete liquido de camomila,para acalmá-lo.
  • Para testar a temperatura da água, use o cotovelo, cuja pele é bem sensível, ou um termômetro comum, deixando a água a 37.



OS CUIDADOS COM O UMBIGUINHO

O coto umbilical do nenê não deve ser encarado como um bicho-de-sete-cabeças.

Dobrinhas que ficam na base do coto devem ser limpas com cotonete em álcool.

1. Troque a fralda do seu filho normalmente, e coloque outra,limpa,deixando-a aberta para iniciar a limpeza do coto umbilical.
2. Em seguida, pegue uma gaze seca, que já deve estar separada para este fim, e segure-a por baixo do coto para evitar que o álcool utilizado escorra para a genitália do bebê.
3. Não tenha medo de segurar o clampe (prendedor específico para cordão umbilical), pois está bem preso e não abre sozinho.
4. Aplique um pouco de álcool a 70%-manipulado em farmácia sobre o clampe do coto, até umedecer a gaze.
PARA FAZER A HIGIENE DO COTO É NECESSÁRIO GAZE, COTONETES E álcool manipulado.
5.Com uma das mãos segure o clampe e,com a outra, pressione levemente as pontas da gaze umedecido em álcool a 70% limpando a base, subindo até o clampe e, por fim,a ponta do coto.
6. A higiene do coto umbilical também poderá ser feita com cotonete embebido em álcool a 70%, inicialmente rodando o cotonete pela base do coto, depois subindo da base para o clampe e, por fim, na ponta do coto.
7. Com uma das mãos, segure o coto para cima, enquanto com a outra apóie a fralda no coto para mantê-lo nesta posição. Feche as laterais da fralda, lembrando sempre de tornar o procedimento confortável para o bebê.

Não deixe a gaze sobre o coto e nem enfaixe o neném.

O QUE É COTO UMBILICAL?

Ele faz a ligação do feto à placenta, garantindo dessa forma a circulação do sangue e dos nutrientes mãe e bebe.

Quando o neném nasce, Ele è preso por um grampo de plástico chamado clampe,ou por um elástico hospitalar.

O instrumento permanece no coto até que a pele desidrata e se desprenda do umbigo.

USO DO ÁLCOOL

Ele desidrata e seca a pele morta que restou do coto,não queimando ou provocando ardência.

Se o bebê chorar durante a aplicação é por conta da diferença de temperatura desse líquido na sensível região do umbigo.

O álcool usado não pode ser comum, somente a 70%,sendo manipulado em farmácia, e deve ser de uso exclusivo para esta finalidade.

Não se deve usar mercurocromo ou mertiolate na higiene do umbigo do bebê porque essas substâncias são coloridas e, portanto, podem mascarar eventuais secreções como sangue e pus.

BANHO E UMBIGO:

O bebê pode tomar banho normalmente em quanto não cair o coto umbical, podendo ser lavado com sabonete.

A higiene do umbigo deve ser feita três vezes ao dia, sendo uma após o banho.

Por volta do sétimo ao décimo dia após o nascimento, o coto mumifica e cai espontaneamente, podendo surgir um pequeno sangramento, indicando o seu desprendimento. Nesta fase, intensifique a limpeza deixando o coto sempre bem sequinho.

Se houver algum sinal de infecção, como secreção amarelada com cheiro forte e vermelhidão ao redor do Umbigo, deve procura o pediatra para observação.

5 MANEIRAS DE LIVRAR O BEBÊ DAS CÓLICAS.

1. Coloque o bebê deitado de costas.

A MASSAGEM É FEITA EM MOVIMENTOS CIRCULARES COM OS DEDOS DAS MAOS.

Inicie canto direito inferior do abdômen ate a parte inferior do tórax, descendo para o canto esquerdo inferior.

2. Flexione suas coxas em direção ao abdômen, depois estique as perninhas.

Repita algumas vezes, ajuda o bebê a eliminar os gases.

3. Compressas ajudam a acalmar as cólicas. Passar uma fralda a ferro e depois colocá-la sobre o abdômen do bebê, que deve ficar deitado de costas. Quando a falda esfriar repita.

4. Para aliviar a dor, utilize uma bolsa de água quente envolta em uma toalha, e deite o bebê o bebê de bruços sobre a bolsa.

Nunca deixe o bebê sozinho.

Permaneça ao lado dele, para que ele se sinta seguro.

5. O calor do corpo da mamãe funciona como uma bolsa de água quente natural.

Assim, fique com seu filho no colo, ou peça ao papai para fazer isso, mantendo sempre a barriguinha da criança em contato com o abdômen ou o peito.

TESTE DO PEZINHO IDENTIFICA PROBLEMAS QUE AFETAM A VIDA DO RECÉM-NASCIDO

Todo recém-nascido deve fazer o Teste do Pezinho na sua primeira semana de vida.

Ele é feito com as gotinhas de sangue que são coletadas do pezinho do bebê, após as primeiras mamadas.

Geralmente, as maternidades disponibilizam o exame para todos os recém-nascidos.

Várias doenças que podem interferir na qualidade de vida criança.

São detectadas precocemente com o teste do pezinho, daí a importância desse procedimento.

O teste básico, que é obrigatório, identifica problemas como Fenilcetonúria e o Hipotireoidismo Congênito.

Através das gotas de sangue, são analisadas as dosagens de PKV (Fenilalanina) e os hormônios TSH e T4 Neonatal.

O teste completo é capaz de pesquisar 23 outras doenças, utilizando à mesma técnica de coleta de material.

BIBLIOGRAFIA


CASA DE ESTUDOS.
JONAL: Imprensa Oficial Governo do Estado de Minas Gerais.
INTERNET.
Manual de Cuidado com o Bebê: Revista seu filho e você. Rio de Janeiro: K Edi 2004.
UNICEF.
UNIMED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário